A ANTP adverte para a possibilidade de colapso do sistema de transporte público

Nesta edição (Junho 2020), o Informativo ABRATI publica a íntegra de documento em que a Associação Nacional do Transporte Público faz um diagnóstico da crise do  setor de transporte público e manifesta a sua preocupação com a possibilidade de colapso desse sistema no Brasil. A Associação entende que a atual crise do transporte público brasileiro “é definitiva”, pois coloca em xeque não só as bases do sistema, como desfia um conjunto de constatações e incertezas que exigem de todo o setor e, mais ainda, da própria sociedade, um forte posicionamento de enfrentamento.

Ela lembra que, no Brasil, os investimentos em infraestrutura sempre foram, historicamente, favoráveis ao automóvel, enquanto os recursos para
o custeio da operação sempre ficaram sob responsabilidade total dos usuários do transporte público. Argumentando que a gravidade do problema o coloca como de natureza estritamente nacional, a ANTP alerta que é imperiosa uma ação coordenada por parte dos órgãos do poder central, particularmente no que tange ao aporte de recursos e à equalização das necessidades mais prementes do setor de transporte público. Leia a matéria na integra no Informativo de Junho 2020.

Voltar