Sebo nas canelas: cidades para conhecer a pé

Você quer fazer uma viagem de ônibus e está na dúvida sobre como se locomover pela cidade? A gente podia falar da facilidade dos aplicativos de transporte urbano, das bicicletas de aluguel, e dos transfers para passeios turísticos, mas preferimos privilegiar um meio de transporte natural do ser humano. Nesta matéria juntamos alguns destinos onde tudo que você vai precisar é de disposição e um sapato confortável. Sebo nas canelas para dicas de turismo a pé.

Curitiba, Paraná

Desde 2012, a prefeitura criou um projeto batizado de “Conheça Curitiba a pé”. São dois roteiros com muitas atrações pelo percurso.

Olinda, Pernambuco e Ouro Preto, Minas Gerais

Essas duas cidades históricas dispensam o uso de carro por conta de suas inúmeras ladeiras de pedra. A pé, também é mais fácil apreciar a linda arquitetura de suas casas, museus e igrejas.

Penedo, Rio de Janeiro

Essa colônia finlandesa é pitoresca e de clima ameno. Passeie pelos bosques e encontre casinhas coloridas, a casa do Papai Noel e inúmeras fabricas de chocolate.

Poços de Caldas

Na cidade, o centro concentra um grande leque de atrações turísticas como parques, o mercado municipal, um teleférico, museus e até uma “termas’. A Thermas Antônio Carlos foi o primeiro estabelecimento de águas medicinais quentes do Brasil.

Lençóis, Bahia

Em lençóis dá pra curtir o centro histórico com ruazinhas charmosas e cheias de atrações como Rua das Pedras e a Rua da Baderna, Mas se você quer aventura, subindo pela pracinha do Coreto, você chega ao Parque Municipal da Muritiba ou do Serrano com várias trilhas e atrações naturais que você alcança a pé.

Pirenópolis, Goiás

Com ruas ladrilhadas, o centro de Pirenópolis é uma delícia. No centro de atendimento ao turista você consegue um mapa super fácil de seguir, com dicas do centro histórico e de cachoeiras – que são muitas na região. Para passeios mais distantes a cidade tem ótimo serviço de vans e até Tuc-tucs (motos adaptadas com assentos).

Blumenau, Santa Catarina.

No centro você encontra vários museus interessantes e uma arquitetura encantadora. Caminhando cerca de 3 km você chega à Vila Germânica onde vai encontrar cervejarias, restaurantes, lojas e armazéns com produtos típicos.

Dica extra: São Paulo! Sim, na maior capital do Brasil, procurando por “turismo a pé em São Paulo” você encontra vários roteiros de turismo para percorrer a pé.

Pense um pouco: Na maioria das viagens, seja para cidades grandes ou pequenas escolher o carro não é a melhor ideia. Com ele você vai encarar o trânsito dirigindo (e nem vai curtir o visual do lugar). Vai sofrer para encontrar um lugar para estacionar. Além da economia com gasolina, eventuais multas, manutenção de carro e estacionamentos.

Procure as empresas de ônibus regular e aproveite ao máximo sua viagem!

Voltar