Conheça as estâncias de águas termais brasileiras

Sabe aquele banho morno, que parece um abraço de tão bom? Assim as Estâncias de Água Termal recebem seus visitantes que buscam relaxar e se beneficiar de águas com comprovadas propriedades medicinais, auxiliando na cura de doenças reumáticas, gastrintestinais, dermatológicas, respiratórias, vasculares e do sistema urinário.

No Brasil, são diversos os destinos termais com prestígio internacional. Segue uma seleção bem democrática onde você vai encontrar desde Spas e Hotéis para ficar alguns dias, a balneários e clubes onde você pode comprar uma diária e desfrutar dos benefícios das águas.

Em Minas Gerais, Poços de Caldas, Araxá, e Caxambu são estrelas de primeira grandeza. Montezuma, e Pocinhos do Rio Verde têm crescido nos últimos anos e Águas de Santa Bárbara tem espaço para quem quer relaxar nas águas termais ou praticar esportes radicais.

O estado de São Paulo tem vários destinos conhecidos: Águas de Lindóia, considerada uma das capitais termais do Brasil, tem que começar esta lista! Águas de São Pedro é perfeita para levar a família inteira. Já em Olímpia as águas foram descobertas por acaso, na tentativa encontrar petróleo e hoje tem um dos parques mais visitados do mundo.

No Rio Grande do Sul, Marcelino Ramos, às margens do Lago do Rio Uruguai é um dos destinos mais conhecidos. Em Nova Prata o complexo hidrotermal recebe águas vindas do Aquífero Guarany, o maior reservatório de água doce do mundo.

Em Santa Catarina, o Circuito das Caldas da Imperatriz, Gravatal, Águas Mornas, Piratuba e Tubarão possuem ótima infra-estrutura. No passado essas águas foram disputadas com os indígenas que as consideravam sagradas.

Goiás e Mato Grosso possuem rios e cachoeiras de águas mornas. Em Goiás, Caldas Novas e Jataí tem águas correntes e relaxantes. Em Mato Grosso, Barra dos Graças tem um parque aquático é administrado pela prefeitura, com preços mais camaradas.

Bahia fez história com um dos primeiros hospitais termais das Américas, em Cipó. Outra estância baiana, Caldas do Jorro tem fontes instaladas em praça pública.

No Rio Grande do Norte, Mossoró tem águas termais que chegam a 58 graus e diversos benefícios terapêuticos.

Raposo em Itaperuna no Rio de Janeiro é a única estância carioca, mas sua água é poderosa. Rica em magnésio, benéfica para o fígado e sistema digestivo.

Com o inverno chegando, esta matéria deve ter mexido com você! Escolhendo o ônibus e viajando com uma empresa regular você começa relaxando durante o percurso. 😉

Voltar