PRÊMIO ANTP | ABRATI Ed. 2018

Menção Honrosa

Expresso Princesa dos Campos S/A 

Trabalho: COMITÊ DE ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES DOS CLIENTES

O Comitê de Análise das Manifestações dos Clientes teve sua origem a partir da reestruturação do Departamento de SAC, o qual identificou a necessidade de implantar uma metodologia mais eficaz no tratamento das manifestações dos clientes.

O Departamento de SAC começou a questionar se as tratativas das manifestações dos clientes eram realmente efetivas, se as mesmas estavam resolvendo o problema do cliente de forma pontual ou se estavam resolvendo a causa raiz do problema.

A partir destes questionamentos em março de 2017 foi criado o Comitê de Análise de Manifestações dos Clientes. Os idealizadores do comitê foram o Diretor Presidente, Diretor Comercial e o Departamento de SAC.

O objetivo do Comitê é investigar as causas, as tratativas e propor plano de ação preventivo e/ou corretivo para ser executado, afim de tornar a análise das manifestações de clientes mais efetiva, possibilitando a implementação de ações para evitar reincidência de reclamações e proporcionar a melhoria contínua e a satisfação dos clientes

Diante do objetivo foi lançado como meta para o comitê: reduzir a incidência de reclamações de clientes pelo mesmo motivo aumentando a satisfação dos clientes, sendo o público alvo os 1400 profissionais da Princesa dos Campos

Referencial de Excelência

Viação Ouro e Prata S.A.

Trabalho: OURO E PRATA FIDELIDADE

Tarifas, horários, comodidade, habilitação ou não para dirigir, disposiçãofísica e mental, conforto, número de acompanhantes, pedágios, distância da rodoviária da origem inicial e da outra rodoviária até o destino final, tempo de permanência. São muitas as variáveis na hora da decisão pelo tipo de transporte entre um município e outro.

Para uma empresa de ônibus, o primeiro passo é mostrar as suas vantagens na escolha do transporte coletivo em detrimento do automóvel.

Mesmo operando dentro de um regime de exploração de trechos de forma exclusiva por meio de concessão ou autorização pública, as companhias de transporte disputam a preferência dos passageiros com carros particulares ou locados e, mais recentemente, com serviços de compartilhamento de viagens em veículos particulares por meio de aplicativos de carona.

Na Ouro e Prata, decidiu-se oferecer benefícios aos passageiros com o objetivo de retribuir a confiança e a preferência em viajar com a empresa, estabelecendo-se um vínculo de fidelidade e incentivando o uso de seus serviços.

Inspirado nos consagrados programas de milhagem das companhias aéreas, o Programa Ouro e Prata Fidelidade trouxe pela primeira vez para uma empresa de transporte de passageiros via terrestre a possibilidade de pontuação a partir de um cadastro feito no momento da aquisição do bilhete, com posterior conversão desta pontuação acumulada em descontos parciais ou integrais na aquisição de futuros bilhetes.

Vencedora

Viação Garcia LTDA 

Trabalho: CRIPTOMOEDAS

As moedas virtuais, as criptomoedas, são uma tecnologia inovadora, que utilizam códigos difíceis de serem quebrados (criptográficos), armazenados em uma rede de usuários descentralizada e transparente (blockchains), o que significa que não há bancos ou outro tipo de instituição financeira regulatória.

Para utilizá-las o usuário tem que ter uma “carteira virtual”, onde serão armazenadas as moedas virtuais, que serão gerenciadas pela internet através do computador ou celular. Cada usuário tem uma chave de segurança (senha) e a moeda virtual pode ser adquirida em reais através de uma plataforma específica de compra, de escolha do usuário.

Em se tratando de inovação, pioneirismo e atender a satisfação dos clientes, a Viação Garcia tem apresentado novas opções ao público no transporte de passageiros. A empresa iniciou em junho de 2018 a venda de passagens online via criptomoedas, após pesquisa e análise das relações financeiras deste mercado.

Optou-se, em um primeiro momento, por utilizar Bitcoin (BTC), a moeda virtual mais conhecida hoje no mercado. Em agosto outras duas criptomoedas passaram a ser aceitas: a BitcoinCash e a Litecoin, abrindo um leque ao usuário. Na Viação Garcia a utilização das criptomoedas nas compras de passagens online é mais uma opção de pagamento, além do cartão de crédito.

No Brasil, foi a primeira empresa de transporte de passageiros (com a Brasil Sul, que também faz parte do grupo GBS, ao qual pertence a Viação Garcia) a aceitar este sistema digital de moeda descentralizada como pagamento. Embora ainda sejam poucas as pessoas que utilizam este sistema de moeda virtual – comparado ao mercado tradicional – a implantação da inovação teve o objetivo de oferecer mais uma alternativa aos clientes da empresa e buscar a atender novos clientes deste nicho de mercado.

Voltar